Temos sido ministrados durante os domingos na campanha “O PODER DA ALIANÇA PERPÉTUA” que estamos debaixo de uma aliança perpétua, ou seja, que dura para sempre, e as duas únicas alianças que permaneceram são a de Abraão e Jesus que se funde em uma única aliança que chega até nós liberando todas as promessas de Deus, nessa aliança não vivemos algo parcial, mas a benção completa de Deus. 1 Co 2.9. Confira o texto da ministração realizada pelo Pr. René Cavalcanti do 3º Dia “As Bençãos da Aliança”.
Texto Base: Hb 8.6-13 “6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. 7 Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda. 8 E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, 9não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. 10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11 E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. 12 Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. 13 Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.”
O escritor de Hebreus nos ensina que havia a aliança da lei, que foi estabelecida por Moises, mas perdeu sua força e foi anulada pelo pecado do homem, tratava-se de uma aliança transitória e imperfeita, mas não poderia jamais trazer a consciência do significado de uma verdadeira aliança que envolve fidelidade, fé, envio, preço pago, etc., mas coloca o peso de uma obrigação religiosa.
Mas vemos em 1 Co 11.25 “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” Que Jesus trouxe para nós uma nova aliança, que já não depende de sangue de animais, de intermediários, de rituais, de regras pré-estabelecidas, pois é uma aliança que nos coloca na graça de Cristo.
E o mais impressionante que Abraão vivia na graça, antes de existir lei, e basta observarmos o relacionamento de liberdade que ele tinha com Deus, para compreendermos o valor de estarmos envolvidos por essa aliança eterna. Jesus é nosso mediador para essa aliança, ou seja, Ele é o elo que nos leva a viver todas as bênçãos provenientes dessa aliança. Afirmou ou Pastor.
QUAIS SÃO AS BENÇÃOS DA ALIANÇA:
1º) TER ACESSO AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR; Hb 8.12 Sl 103.10-14
Significa ter perdão, não ser cobrado pelos pecados de ontem, ter a consciência que nos leva ao arrependimento, não receber a punição de Deus pelo pecado, que é o afastamento de Deus e a morte. Rm 6.23.
2º) TER COMUNHÃO PROFUNDA, TER INTIMIDADE COM DEUS; Hb 8.10-11
Na lei o povo tinha relacionamento com a letra, com as ordenanças que precisava ser relida, estudada, aprendida, e por mais que alguém fosse profundo conhecedor mantinha relacionamento com um Deus distante.
Mas na aliança com Cristo podemos declarar Aba-Pai, ter liberdade de ouvir, falar com Deus, assim como Abraão fazia, de receber o pão e vinho, ser um com Cristo, de ser ensinado diretamente pelo Espírito, até mesmo sobre como orar, sobre as atitudes que agradam ou desagradam a Deus, ou seja, a grande benção dessa aliança é que não precisamos de um manual de regras, de um Pentateuco escrito para entender o certo ou errado, mas temos a lei de Deus escrita em nossos corações. 2 Co 3.3-5
3º) VIVER EM NOVIDADE DE VIDA, NÃO ESTAR MAIS PRESO AO PASSADO; Hb 8.13, 2Cor 5.17
Muitos ficam presos as dores e acusações do passado, não conseguem avançar, evoluir em nada porque sempre estão remontando o que um dia viveram. Jesus faz nova todas as coisas. A nossa aliança com Jesus nos renova nos tira das mesmices e nos dá autoridade e força. Coisas novas vão acontecer no teu casamento, ministério, trabalho!
TER ESSA ALIANÇA NOS FAZ:
• VIVER PROMESSAS SUPERIORES EM CRISTO; (UM NOVO PATAMAR) Hb 11.39-40
• SERMOS FILHOS DA PROMESSA; ( GERADOS PELA FÉ, TER “DNA” DE ABRAÃO) Gl 3.6-7
• SERMOS CO-HERDEIROS COM JESUS CRISTO; (DIREITO A VIVER TODAS AS PROMESSAS) Gl 3.16.
Clique no link a baixo pra ver a Galeria de Fotos
Texto: extraido http://www.igospel.org.br/ - com modifições
Fotos e Postagem: Dic Hewerson de Paiva
COMUNICAÇÃO RENASCER
Nenhum comentário:
Postar um comentário